NEBULIZAÇÃO
Nebulização e as aves
Submetido a um stress térmico severo, as aves têm uma diminuição da taxa de crescimento, do consumo de alimentos, da produção dos ovos, da qualidade da casca do ovo e da taxa de nascimento. O stress provoca ainda um aumento da taxa de mortalidade.

Ao colocar as aves numa área ventilada, está a ajudar a reduzir o stress. Como reforço, usar um sistema de nebulização numa área ventilada vai ajudar as aves a refrescarem-se. À medida que as aves vão envelhecendo, aumentam o seu tamanho e a plumagem tornando-se mais difícil libertar o calor.
As aves não possuem glândulas para poderem transpirar, o que facilitaria o arrefecimento da pele. Em vez disso, elas usam a evaporação da garganta e o seu sistema respiratório para se arrefecerem. Mas respirar, para as aves, é um processo que requer uma grande quantidade de energia, que por sua vez faz com que a temperatura corporal das aves aumente.


Os efeitos do stress térmico nas aves
As aves são capazes de regular a
temperatura do corpo controlando a perda
de calor:
- A pele e a plumagem
- Evaporação através da respiração
Esta habilidade para regular a temperatura fica comprometida se as aves estiverem confinados a um espaço onde fiquem muito próximos uns dos outros. Em casos de humidade alta, o processo de perda de
calor por evaporação fica reduzido.
Se as habilidades das aves para perder calor forem reduzidas, a sua temperatura corporal irá aumentar, o que poderá causar stress térmico, desidratação e exaustão.
Todos estes factores podem provocar:
- Alteração do equilíbrio do ácido-base
- Alteração do estado de hidratação
- Fadiga e redução das reservas de energia
- Perda de glicoses do fígado e músculos
Se a temperatura do corpo for superior a 43ºC a ave morrerá.
